quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Envelhecer

Hoje tenho apenas 28 anos de idade, mas sinceramente, desejo muito o dia em que vou me olhar no espelho e ver que tenho cabelos brancos e rugas na face.
Isso será muito bom, desde que eu tenha muitas recordações agradáveis de viagens e aventuras com meus amigos para contar, como o acampamento nas montanhas com rapel, trilha e tirolesa.Ou até a viagem louca de seis rapazes dentro de um corsa velho saindo do interior de Pernambuco e cruzando o estado do Ceará, conhecendo quatorze cidades em apenas quinze dias! Ah que viagem...
Ficará ainda melhor, se eu olhar para trás e ter a certeza de que não tirei a vida de ninguém, nem deixei ninguém morrer sem antes pedir perdão pelas mágoas que causei, mesmo sabendo que morrerei e deixarei alguns pobres coitados me odiando.
Será maravilhoso se, quando este dia chegar , eu admirar minha biblioteca repleta de livros que deixarei para meus filhos e netos, se eu lembrar de pelo menos quatro das línguas estrangeiras que aprendi na juventude. Ah, e claro, se eu tiver ânimo para aprender alguma língua morta só para deixar o cérebro vivo.
Tudo vai beirar a perfeição se, quando este dia chegar, eu me der conta de que sou velho, mas com espírito jovem, que deixarei muitas recordações e ensinamentos da minha "rápida" passagem pelo mundo, mas que, nos dias que me restam, ainda irei aprontar muito pois sou incansável e desejo deixar algo mais.
Só depois fecharei meus olhos. Os da face, não os do espírito.






13 comentários:

  1. uau! que lindo, Eugênio! Uma bela visão sobre o envelhecimento! Algo infelizmente raro, já que, em nossa cultura atual, não somos ensinados a enxergar a velhice como apenas mais uma etapa da vida, cheia de beleza e sabedoria, com coisas boas e ruins, como em qq fase da vida...
    Que seu envelhecimento, o meu, o de todos, seja assim: cheio de vida e lembranças aconchegantes! Isso é que é saúde!!! =)
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo!
    Mas uma coisa eu posso te garantir: vc não vai gostar dos cabelos brancos.Rsrsrsrsr
    Bjs querido.

    ResponderExcluir
  3. Adoro pessoas intensas, pessoas que adoram livros e pessoas que percebem a magia de existir e não passar em branco pelo mundo.
    Brilhou esse seu Blog!!!!TUDIBÃO!!!!
    Haaaaaaaaaaa, ver o tempo passando com os olhos cheios de poesia, é pura luz existencial.
    Beijo na Alma e Parabéns por esse espaço, te encontrei pela Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Bravo, Eugênio, belo texto. Chegar na idade madura com a convicção de ter vivido bem a juventude é o combustível para seguir adiante "até fechar os olhos da face", sabendo que a vida vale a pena.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita em meu blog! E, estava lendo sua postagem sobre envelhecer, e amei. Com certeza envelhecer é algo inevitável, mas que seja como você colocou aqui, com sabedoria. O melhor da vida é viver, e não apenas existir... E para aqueles que vivem a vida com sabedoria, e intensamente todas as rugas são marcas de que valeram à pena, cada uma delas. Que você possa construir em sua vida, tudo isso que deseja. Eu fiz 50 anos agora, vivi tudo que tinha que viver, mas penso como você. Daqui pra frente, quando chegar a hora de fazer meu grande vôo, quero deixar para trás muitas historias de vida, vividas com prazer, plenitude, intensidade, sabedoria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá EuGênio!Agradeço seu comentário no meu blog e também por ter me colocado entre os blogs que vc ler,farei o mesmo pois gostei muito de seu blog e de suas palavras.Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ah e eu não tenho duvidas de que vc so tera felicidades e recordações p ficar matando o tempo na velhice e sabe pq...pq vc vive intensamente e deliciosamente tudooooo que te cerca...por isso és o que és....lindoooo rs
    Eu to bem e vc amore?
    Saudadesss de vc viu..to sem msn o coitadinho nao ta conectando rsrsrs
    Um beijooo imenso e bom fds.

    ResponderExcluir
  8. E esteja certo: quanto mais lembranças você tiver, mais intensamente terá vivido. Sei por experiência! :) Abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá Eugenio!
    Vim lá do Árabe conhecer seu blog e gostei dos textos. melhor ainda por saber que é conterrâneo.

    Essa visão do envelhecimento é boa. E hoje, como já é possível envelhecer com saúde (desde que tome cuidados, óbvio!), tambem existem perspectivas de viver mais de 100 anos.

    Fazendo aventuras assim então seria o máximo! :)

    Seu blog foi para meus favoritos.

    Neto
    http://sakuxeio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Em um país que não repeita nem o começo nem o fim dos seus cidadãos seu texto é uma visão respeitável e linda do envelhecimento. Parabéns!!!

    Um abraço grande.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da língua morta para avivar a mente... Muito bom, meu caro: quisera que todos nós tivéssemos "epitáfios em vida" tão ricos (4 línguas? Bem melhor que meu Inglês bom, mas fora de forma e meu Espanhol meramente arranhado, rs!)! E, uma vez que você é um Homem de Letras, saiba que os Morcegos voltaram, com letras extras! Abração!

    ResponderExcluir
  13. os da face não do espírito [bonito, parabéns]

    ResponderExcluir